Olá Eduardo,

Muito obrigado por sua atenção.

Trata-se de um sistema em que eu tercerizei a maior parte da programacao,
com um cara bastante experiente em programacao delphi com MSSQL e MySQL em
rede local, mas nao na internet...

Estamos usando o Delphi 7 Enterprise, com os mesmos componentes, inclusive o
pacote ZeosLib.

Como continuava perdendo conexão ( lost connection ) com o MySQL, tanto com
a Zeos 6.1.5, Zeos 6.5 original e com as alteracoes que voce fez, resolvi
reescrever toda parte de conexao do sistema com o banco de dados.

Observei que na ZeosLib 6.6.1-beta, no componente Zconnection, ja tenho na
propriedade "Protocol" o "MySQL-5.0", enquanto que na 6.5, tenho o optado
pelo "MySQL-4.1" embora o MySQL que rode no meu cliente seja o 5.0.21.

A Escolha do parametro "protocol" como "mysql-4.1" é a melhor opcao para
conectar no Mysql 5? Ou seria melhor optar pelo "Mysql" puramente?

Como disse, estou com a versao do componente que voce ( 6.5 com
AutoReconnect) me enviou instalado e reescrevendo boa parte das chamadas ao
banco, garantindo que a conexao seja estabelecida apenas antes de realizar o
acesso ao bando de dados. ( antes a conexao era aberta no evento "onShow" de
cada form ).

O chaveamento do parametro "Autoreconnect" para True nao resolveu meus
problemas, de onde eu entendo que trata-se de CDP no meu sistema e estou
revendo o código.

Espero que tudo se ajuste, e manterei reports sobre o caso.

Mais uma vez, muito obrigado.