Srs,
no tempo do delphi 6 eu usava access
sempre usei datawares

ha 1 ano tive q migrar pro firebird

quando fui usar os datawares me deparei/aprendi na marra q só podia fazer
next e first num dataset, q nao poderia mais usar o DBGrid e etc

na epoca tive q largar os datawares e usar o tedit, stringgrid.
tentei usar o SimpleDataSet mas quando um dado quebrara uma regra de negocio
no bd ele apenas nao gravava e nao se sabia pq nao gravou

desde aquela epoca minha vida tem sido um inferno por nao poder usar
datawares no firebird pq ele é um bd unidirecional

realmente tenho q usar TEdits neste caso ou os amigos sabem de algo q
buferise os dados num TDataset?