Se realmente vc quer usar table então faça o seguinte:

wint Table1 do
begin
Open;
Filtered := False;
Filter := 'Nome = ' + QuotedStr(Edit1.Text)+'*';
Filtered := True;
end;

//onde nome é o nome da coluna e
//edit.text contém o valor da pesquisa
//no final tem um abre aspas e um asterisco e um fecha aspas....