Prezados,

Tenho uma dúvida em relação à configuração do Firebird em Windows Vista.
Pelo que entendi, mesmo numa instalação stand alone, o sistema deve ser
configurado para acessar o banco via IP ou instalar o Firebird como
aplicação (o que não é recomedável para instalações em atacado, pois até que
leigo entenda como fazer isso, já perdeu-se o cliente/usuário).

Dúvida: numa máquina onde o protocolo tcp/ip não está configurado a
aplicação não funcionaria até que se faça essa configuração? Novamente é
preciso que o potencial usuário do meu sistema tenha que solicitar auxílio
técnico?

Na verdade minha dúvida está relacionada em como fazer uma instalação e
disponibilizá-la para que usuários (leigos) possam fazer o download,
instalar e acessar normalmente o programa sem que para isso precisem de
suporte especializado.

Obrigado.