Pelo que eu sei precisa do TCP rodando mas não precisa ser
"configurado"; ouvi um comentário uma vez que até mesmo o TCP do dial-up
serviria. A conexão vc poderia fazer assim:

LocalHost:c:\seu diretorio\suabase.fdb

Ou usar aquele IP loopback

127.0.0.0:c:\seu diretorio\suabase.fb.

Hoje em dia é difícil um micro sem placa de rede, nem que seja uma
onboard simples.

Vinicius Barreira
Delphi 7 / Firebird 2.0 / DbExpress
São Bernardo do Campo - SP
Software Para Hotéis / Pousadas / Moteis