Companheiro, eu considero essa questão meio complicada, pois pra vc
disponibilizar uma ferramenta dentro do seu sistema onde o próprio usuário
possa criar seus próprios relatórios, ele precisa ter um bom conhecimento de
como os dados do seu negócio estão relacionados. Isso pra começar. Por isso,
acredito que a característica de deixar o cliente/usuário confeccionar seus
próprios relatórios deve ser conseqüência de uma arquitetura de software na
qual o sistema permita esse tipo de flexibilidade, e isso para qualquer nível
de usuário, desde um gerente até uma secretária que mal tenha o ensino médio e
treme toda vez que vê um computador na frente, onde ela só consegue escrever
cartinhas no Word através dos wizards do software.

Existem muitos componentes pra Delphi que, por exemplo, permitem a geração de
um 'relatório' a partir de um grid, aproveitando configurações de layout do
mesmo para a impressão, mas isso não é suficiente para soluções mais robustas.
A excelente suite de componetes para relatórios chamada ReportBuilder e o
badalado e caríssimo CrystalReports fornecem um gerador de relatórios para ser
embutido na apliçação, mas tal ferramenta está aquem do nível de usuário que
poderá usar sua aplicação. Ou seja, ele exige que o usuário que use esse editor
de relatórios possua considerável experiência em sistemas de informação, e não
se pode exigir esse tipo de conhecimento de um software aplicativo. Pra vc ter
uma idéia, o editor de relatórios do ReportBuilder trabalha com o conceito de
dicionário de dados. Vai explicar pra um usuário leigo, mesmo depois de receber
treinamento, o que é um dicionário de dados, pra que serve e o que se pode
extrair dele?!

Enfim, particularmente falando, ainda vai demorar muito pra que surja um
gerador de relatórios completo, com capacidade de gerar desde relatórios
simples até relatórios com mais requinte de informações a nível gerencial
(gráficos, crosstab, roll-up, drill-down, etc.) e que possa ser altamente
intuitivo e amigável para qualquer nível de usuário. Muito ainda tem que se
pesquisar pra que exista uma ferramenta com todas essas características citadas.

No seu lugar, companheiro, se vc estivesse usando o ReportBuilder, eu faria uso
do recurso de salvar um relatório em uma espécie de template. Daí, mandaria o
template do relatório para usuário e, com a ajuda da intra-estrutura de
software criada para a aplicação, incorporaria tal template ao sistema e o
relatório estaria disponivel para uso. Infelizmente, não tenho receita-de-bolo
para isso, mas lhe garanto, pela experiência que tenho com esta suite, que isso
é perfeitamente factível no ReportBuilder. Não sei se o FastReport ou o
FreeReport possui esse feature, mas sei que o ReportBuilder tem.

Boa sorte!
Rubem, Manaus-AM

To: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Wed, 7 Nov 2007 15:54:00
-0400Subject: [delphi-br] Cliente confeccionar os próprios relatórios!

Olá pessoal, boa tarde.Eu gostaria de sugestões sobre como proceder para
oferecer para o clienteuma forma onde ele próprio possa confeccionar os
relatórios que deseja semprecisar ficar solicitando milhares de relatórios para
mim.[]'sLuciano TopolniakAnalista de SistemasProfessor Universitário[As partes
desta mensagem que não continham texto foram removidas]

Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live
Search Maps!
http://www.livemaps.com.br/index.aspx?tr=true