Walter e William,

nós desenvolvedores temos familiariedade com esse tipo de recurso para geração
de relatórios, mas o que foi colocado no início desta thread é a possibilidade
do cliente que usa o software, seja qual for o seu nível de usuário de sistemas
aplicativos, tenha a liberdade de criar seus próprios relatórios, quase sem a
necessidade de um suporte técnico para isso. Foi o que eu entendi, e neste
aspecto, reitero mais uma vez todas as minhas colocações anteriormente feitas.

Sds.

To: [EMAIL PROTECTED]: [EMAIL PROTECTED]: Thu, 8 Nov 2007 16:41:50
-0200Subject: Re: [delphi-br] Cliente confeccionar os próprios relatórios!

Aí eu não sei. Já ouvi falar muito do Corpore RM, mais nunca usei.Willian
LealEm 08/11/07, Nilson Chagas <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:>> Corpore RM usa
Report Builder???>> Em 08/11/07, Walter Chagas Junior (BOL) <[EMAIL
PROTECTED]<wchagasj%40bol.com.br>>> escreveu:> >> > Eu já ouvi falar aqui nas
listas que o Report Builder tem este recurso> > sim. O gerador de relatórios do
Corpore RM também permite isto. Lá na> > Telemont nós mesmo é que montamos os
nossos relatórios.> >> > []s> >> > Walter Alves Chagas Junior> > Belo Horizonte
- MG - Brazil> > [EMAIL PROTECTED]
<wchagasj%40yahoo.com.br><wchagasj%40yahoo.com.br>> >
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058> > MSN: [EMAIL PROTECTED]
<whitesockets%40hotmail.com><whitesockets%40hotmail.com>> > SKYPE:
WalterChagasJr> >> > ---------- Início da mensagem original -----------> >> >
De: delphi-br@yahoogrupos.com.br
<delphi-br%40yahoogrupos.com.br><delphi-br%40yahoogrupos.com.br>> > Para:
delphi-br@yahoogrupos.com.br
<delphi-br%40yahoogrupos.com.br><delphi-br%40yahoogrupos.com.br>> > Cc:> >
Data: Wed, 7 Nov 2007 21:11:41 +0000> > Assunto: RE: [delphi-br] Cliente
confeccionar os próprios relatórios!> >> > >> > > Companheiro, eu considero
essa questão meio complicada, pois pra vc> > disponibilizar uma ferramenta
dentro do seu sistema onde o próprio> usuário> > possa criar seus próprios
relatórios, ele precisa ter um bom> conhecimento de> > como os dados do seu
negócio estão relacionados. Isso pra começar. Por> isso,> > acredito que a
característica de deixar o cliente/usuário confeccionar> seus> > próprios
relatórios deve ser conseqüência de uma arquitetura de software> na> > qual o
sistema permita esse tipo de flexibilidade, e isso para qualquer> > nível de
usuário, desde um gerente até uma secretária que mal tenha o> ensino> > médio e
treme toda vez que vê um computador na frente, onde ela só> consegue> >
escrever cartinhas no Word através dos wizards do software.> > >> > > Existem
muitos componentes pra Delphi que, por exemplo, permitem a> > geração de um
'relatório' a partir de um grid, aproveitando> configurações de> > layout do
mesmo para a impressão, mas isso não é suficiente para> soluções> > mais
robustas. A excelente suite de componetes para relatórios chamada> >
ReportBuilder e o badalado e caríssimo CrystalReports fornecem um> gerador de>
> relatórios para ser embutido na apliçação, mas tal ferramenta está aquem> do>
> nível de usuário que poderá usar sua aplicação. Ou seja, ele exige que o> >
usuário que use esse editor de relatórios possua considerável> experiência em>
> sistemas de informação, e não se pode exigir esse tipo de conhecimento> de
um> > software aplicativo. Pra vc ter uma idéia, o editor de relatórios do> >
ReportBuilder trabalha com o conceito de dicionário de dados. Vai> explicar> >
pra um usuário leigo, mesmo depois de receber treinamento, o que é um> >
dicionário de dados, pra que serve e o que se pode extrair dele?!> > >> > >
Enfim, particularmente falando, ainda vai demorar muito pra que surja> um> >
gerador de relatórios completo, com capacidade de gerar desde relatórios> >
simples até relatórios com mais requinte de informações a nível> gerencial> >
(gráficos, crosstab, roll-up, drill-down, etc.) e que possa ser> altamente> >
intuitivo e amigável para qualquer nível de usuário. Muito ainda tem que> se> >
pesquisar pra que exista uma ferramenta com todas essas características> >
citadas.> > >> > > No seu lugar, companheiro, se vc estivesse usando o
ReportBuilder, eu> > faria uso do recurso de salvar um relatório em uma espécie
de template.> Daí,> > mandaria o template do relatório para usuário e, com a
ajuda da> > intra-estrutura de software criada para a aplicação, incorporaria
tal> > template ao sistema e o relatório estaria disponivel para uso.>
Infelizmente,> > não tenho receita-de-bolo para isso, mas lhe garanto, pela
experiência> que> > tenho com esta suite, que isso é perfeitamente factível no>
ReportBuilder.> > Não sei se o FastReport ou o FreeReport possui esse feature,
mas sei que> o> > ReportBuilder tem.> > >> > > Boa sorte!> > > Rubem,
Manaus-AM> > >> > >> > >> > > To: [EMAIL
PROTECTED]<delphi-br%40yahoogrupos.com.brFrom>>
<delphi-br%40yahoogrupos.com.brFrom>:> > [EMAIL PROTECTED]
<topolniak%40bol.com.brDate><topolniak%40bol.com.brDate>: Wed, 7 Nov 2007> >
15:54:00 -0400Subject: [delphi-br] Cliente confeccionar os próprios> >
relatórios!> > >> > >> > >> > >> > > Olá pessoal, boa tarde.Eu gostaria de
sugestões sobre como proceder> para> > oferecer para o clienteuma forma onde
ele próprio possa confeccionar os> > relatórios que deseja semprecisar ficar
solicitando milhares de> relatórios> > para mim.[]'sLuciano TopolniakAnalista
de SistemasProfessor> Universitário[As> > partes desta mensagem que não
continham texto foram removidas]> > >> > >> > >> > >> > >> > >> > >
encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o> > Live Search Maps!> >
> http://www.livemaps.com.br/index.aspx?tr=true> > >> > > [As partes desta
mensagem que não continham texto foram removidas]> > >> > >> >> >> >>> -->
Visite:> Fundamental: www.amados.com.br>
Dúvidas:http://nilsoftware.blogspot.com/> Obrigatório: www.saopaulofc.com.br>>
[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]>> >--
Willian LealDesenvolvedor de SoftwaresMSN: [EMAIL PROTECTED]:(32) 8409 -
3077[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]