Tem o IBEasy que “é de grátis”

            Vitor.

  _____

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Andrei Luís
Enviada em: quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 10:51
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Como criar tabelas no Firebird ?

Cara, uma sugestão: investe no livro Firebird Essencial do Carlos
Cantu e/ou no livro Firebird 2 do mesmo autor. Não são caros e tu ser
muito útil pra ti que está começando nesse ótimo banco que é o
Firebird.

Apenas complementando o que o Robson postou, a Firebase tem uma lista
de discussão sobre Firebird muito boa, e é mantida pelo mesmo Carlos
Cantu acima citado, que como o Walter diria: É um xiita no que se
refere a defender e divulgar o Firebird. (brincadeira Walter).

Uma coisa legal do IBExpert que o Robson mencionou, é que você monta
as tabelas visualmente, como no Database Desktop, e ao terminar ele te
mostra o SQL que foi montado e será executado para criar a tabela. Com
isso você já vai aprendendo.

Coloquei na seção "Arquivos" do grupo, uma apostila básica de SQL que
me ajudou bastante a uns anos atrás quando, assim como você, saí do
Paradox para o Firebird.

[]
Andrei

Em 27/12/07, Leone Oliveira<[EMAIL PROTECTED] <mailto:lbdeo%40hotmail.com> com>
escreveu:

> Galera é o seguinte, Eu já fiz vários programas comerciais e todos uso a
tabela Paradox...
> Muitos dos clientes querem q o programa funcione em rede, e daí eu faço
uma "gambiarra" pra poder rodar o paradox em rede..

> Fiquei sabendo q o Firebird é ótimo pra essas coisas, mas pra falar a
verdade num sei nem como se cria uma tabela nele.. hehehehehe