Cara, uma sugestão: investe no livro Firebird Essencial do Carlos
Cantu e/ou no livro Firebird 2 do mesmo autor. Não são caros e tu ser
muito útil pra ti que está começando nesse ótimo banco que é o
Firebird.

Apenas complementando o que o Robson postou, a Firebase tem uma lista
de discussão sobre Firebird muito boa, e é mantida pelo mesmo Carlos
Cantu acima citado, que como o Walter diria: É um xiita no que se
refere a defender e divulgar o Firebird.  (brincadeira Walter).

Uma coisa legal do IBExpert que o Robson mencionou, é que você monta
as tabelas visualmente, como no Database Desktop, e ao terminar ele te
mostra o SQL que foi montado e será executado para criar a tabela. Com
isso você já vai aprendendo.

Coloquei na seção "Arquivos" do grupo, uma apostila básica de SQL que
me ajudou bastante a uns anos atrás quando, assim como você, saí do
Paradox para o Firebird.

[]
Andrei