Componente de acesso Delphi + Oracle DbExpress!

  _____

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Yoshio Iwamoto
Enviada em: sexta-feira, 28 de dezembro de 2007 11:49
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] [OFFTOPIC] Oracle ou PostgreSQL?

O problema também seria convencer o pessoal deixar eu usar o
postgresql... ainda mais que eu sou novo por aqui.
Mas eu instalei o Oracle 10g pra testar e reparei que ele é um
elefante em cima de uma baleia azul. Só a instalação comeu mais de 1
GB e o banco inicial tinha 700MB. É muito pesado a ferramentas dele
utilizam Java que deixou mais pesado ainda (nada contra java é que eu
já programei em python XD), não sei se é normal mas leva um bom tempo
pra abrir só o login do Enterprise Manager, o pc não é tão ruim é um
amd 64 +3000 com 512MB RAM e HD 250GB SATA.

Aproveitando o OFF, vou add mais um OFF:

Eu baixei o Oracle 10g do site da Oracle mesmo já que era pra teste.
Na instalação eu criei o banco de dados inicial com o nome de "orcl" e
senha "orcl10". Eu acesso o Enterprise Manager pelo
"localhost:5500/em" e é exibido o login pra conectar no banco "orcl".
Pórem não estou conseguindo logar, ele diz que é usuário ou senha
inválido e não dá pra deixar nenhum campo em branco. No usuário eu
tentei "orcl", "SYS" e "SYSTEM" com a senha "orcl10", tentei também
com os meu usuário e senha do windows e mesmo assim deu como inválido.
Criei um outro banco orcl2 e também não entrou, já reinstalei (apaguei
até do registro do windows) e reiniciei o pc e mesmo assim não consigo
entrar. Alguém sabe o que pode ser isso?
Outra pergunta, com eu faço pra conectar o oracle no delphi(qual
componente usar)? Pois minha única experiência foi com ADO.

On Dec 28, 2007 6:53 PM, José Mário Silva Guedes <jmarioguedes@
<mailto:jmarioguedes%40gmail.com> gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Concordo que para Delphi a biblioteca de conexão ao banco de dados é uma
> escolha complicada mesmo.
> Porém vale a pena insistir no uso do PostgreSQL com Zeos porque o Zeos usa
> libpq.dll para se conectar ao banco de dados, o que torna a conexão veloz.
> Porém concordo que dá um frio na barriga sim.
>
> O PostgreSQL é um banco de dados em franca expansão, sairá em breve a
> versão
> 8.3 - com muitas novidades - e a comunidade brasileira é muito forte.
>
> Eu uso no Windows, pois detesto Linux. E brigo pelo PostgreSQL com unhas e

<http://www.midstorm.org/~telles/2007/08/30/16-caracteristicas-do-oracle-que
-fazem-falta-no-postgresql/>