Rubem Nascimento da Rocha wrote:
> Em termos conceituais, eu quis dizer quem tem desenvolvedor OO que usa GUID
> pra fazer identificações únicas (tacitamente falando, IDs) dos objetos.

A frase correta não é "tem desenvolvedor OO que usa GUID ...", e sim "o
desenvolvedor usa GUID quando precisa gravar algum dado, não tem um
generator e não quer usar a gambiarra select max(id) from table". E isso
não tem lhufas a ver com OO.

> Agora, se for pra deixar a coisa mais clara, tanto para o seu purismo como
> pra outros colegas que queiram entender:
>
> . Em termos conceituais, usa-se GUID para criar IDs únicos para as instâncias;

Usa-se GUID para gravar dados em um mecanismo que não fornece um
identificador único. Uma instância não precisa de GUID, exceto no
momento de ser persistida e quando a persistência não fornecer um
identificador único via generator. Tendo um gerador ou não sendo
persistido, não precisa de GUID porque o id é gerado no momento de
persistir o objeto, e não quando ele é criado.

--
Joao Morais

Responder a