João,

Eu vou concordar com você, em partes no assunto. Concordo plenamente que é
totalmente injustificável ficar tendo que lançar uma versão nova todo ano,
ainda que esta versão não seja funcional. Isto, pra outra coisa não serve, pra
simplesmente queimar o filme do produto e jogá-lo rapidamente no descrédito. Eu
já disse isto aqui uma vez no ano passado, que é bem melhor ficar 2 a 3 anos
sem lançar nenhuma versão e depois lançar uma 100% estável do que ficar
lançando todo ano uma nova e um monte de Service Pack pra ela. Ou seja, se o
Delphi 2007 ainda não tá legal, pra que que vai lançar o 2008 agora??? E pior
ainda, pra que lançar Delphi 2008 se o poucos usam o 2007 e muita gente ainda
tá usando é o 7 mesmo. Na minha opinião, isto é um modismo bobo que se criou,
de queu todo ano tem que lançar uma versão nova, pra que eu não sei, como se
fosse uma necessidade imposta pelo mercado. Se a anterior estivesse ok, aí sim
justificaria, mas não tá. Acho que o mercado quer é uma ferramenta que seja
100% funcional ou algo bem próxima disto. Reclamação de bugs do Delphi 2007
aqui é muito grande. Do 2006 foi também e do 2005 nem se fala. O Delphi 8 é um
produto que até hoje não se explicou. Esse papo de Delphi 2008 portanto, agora,
não seria nem bem ocasional.

Agora quanto a questão dos evangelistas, aí eu acho que a coisa não é bem por
aí. Tanto o Bruno como o Andreano (que eu sei que é deles que vocês estão
falando), são meros funcionarios da Code Gear e não donos da Code Gear ou os
manda chuva lá dentro. Portanto não se justifica querer responsabilizá-los
pelos problemas que a ferramenta possui ou pelos problemas que a comunidade
está tendo com o Delphi novo. A mim me parece que, nesta questão, cês tão
levando ela mais pro lado pessoal, tentando tranformar problemas de uma
ferramenta em Desafeto pessoal, sem que sequer apresentem as justificativas
para tal. Não vou aqui ficar falando quem é gente boa ou quem é gente fina, eu
só acho que eles apenas estão trabalhando, cumprindo ordens e ainda por cima
tentando intermediar a nossa comunidade com o fabricante da ferramenta. Que a
ferramenta não tá legal? Isto é fato, mas não e tratando a coisa pro lado do
desafeto que conseguiremos resolver estes problemas. Se a ferramenta tem
problemas, vamos relatá-los, vamos apresentá-los, vamos apontá-los, e não
simplesmente alfinetar pessoas que, quanto a isto, pouco poderão fazer pra
melhorar se não pudermos colocá-las no circuito da forma que elas deveriam ser
colocadas.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil