Cara, pelo que entendi estás precisando é um resultado final com as colunas:
NomeDoAluno, NotaMateria1, NotaMateria2, ...

Bem, uma forma prática no teu caso é o conceito de Group By no FortesReport.
Primeiro precisas fazer uma SQL que retorne todas as notas de todos os alunos
com todas as matérias possíveis, e aí vem uma pergunta: todos os alunos da Ata
possuem notas em todas as matérias? Caso sim, então segue lendo, caso contrário
me avisa que daí a query precisa ser diferente da proposta.
Buenos, a query seria mais ou menos assim:

SELECT aluno.nome, materia.nome, avaliacao.nota
FROM aluno
LEFT JOIN avaliacao ON (avaliacao.aluno_id=aluno.id)
LEFT JOIN materia ON (materia.id=avaliacao.materia_id)
WHERE avaliacao.ano=2007 and avaliacao.mes=10
ORDER BY aluno.nome, materia.nome

Tudo bem, agora que vem o truque. Monte o relatório com um agrupamento por
aluno. No rodapé desse grupo, crie caixas de texto para receberem as notas de
todas as matérias possíveis, isto é, se o máximo de matérias são 10, então crie
10 caixas de texto. (salientando, são caixas de texto ... recebem qualquer
coisa que a gente quiser).
Daí a tua linha de detalhe não vai imprimir nada ... isso mesmo, não imprime
nada - heigth = 0 mesmo, mas no OnBeforePrint você vai preencher as caixas de
texto do rodapé com o valor das notas.

Creio que isso resolve.

Alessandro DUARTE de Moraes
A.C. Santa Casa do Rio Grande.