Joel,

Eu tenho uma opinião formada a respeito deste assunto. Até mesmo porque,
freqüento as listas de discussão e, principalmente a Delphi-br, desde 1996. Ou
seja, tenho 12 anos de Delphi-br e já vi de tudo quanto há aqui. Já fui
moderador, já briguei com moderador, já tentei vender aqui, já comprei coisas
através da lista e o melhor de tudo é que já consegui dois empregos graças a
Delphi-br. Pessoas que estavam aqui, ofereceram a vaga aqui e eu me candidatei
e consegui. E como diz o famoso ditado, que uma mão lava a outra, já consegui
arrumar emprego pra pessoas TAMbém daqui.

Eu não tenho preconceito nenhum ao iniciante. Mesmo nas listas que eu modero
atualmente, não faço nenhuma restrição a quem entra hoje, e daí a pouco
pergunta como ligar um form a outro ou até mesmo como compilar seu código
fonte. Entendo que todos nós fomos iniciantes um dia e que jamais poderemos nos
autodeclarar que sabemos tudo sobre Delphi ou que somos os Caras do Delphi
pois, quanto mais você adquire conhecimento e domínio da ferramenta, mais você
descobre que o fim da estrada ainda ta pra lá de longe. Então? O iniciante
hoje, tende a crescer com o tempo e se tornar um Advanced amanhã? Claro.
Depende muito mais dele do que de nós. Já vi gente aqui que começou cru e
analfabeto no Delphi e hoje ajuda um monte de gente. Começei a mexer no Delphi
no final de 1995. Lá no Delphi 1 ainda. Já soube, por exemplo, que o Bruno
Lichot começou bem depois e hoje sabe 3 ou 4 vezes mais do que eu. O Adriano
foi outro também que começou no Delphi bem depois também e já escreve artigos
da hora pra tudo quanto é lado. Eu, mal mal, consigo acabar um artigo pra por
na minha pagina... Então, esse negocio de tempo de ferramenta, tempo de casa,
tempo de estrada nem sempre é diferencial e muito menos parâmetro pra alguma
coisa.

Agora, quanto ao preconceito que existe no grupo, eu acho que o preconceito não
é contra o iniciante não. Não misturem as coisas. O que é extremamente
repugnante aqui, é aquele que posta pergunta e no subject  vem com: "Para os
feras." ou "Para os mestres". Isto, minha gente, denota falta de respeito com a
comunidade. Significa que você quer que uma fatia da comunidade dê atenção ao
seu problema e o resto que vá cuidar de seus afazeres. Então me digam: Quem
está sendo preconceituoso nesta? Quer ver outra coisa que tira todo mundo do
sério? Discute-se um determinado assunto a semana toda e a comunidade inteira
acaba envolvida na Thread e, termina unânime em uma conclusão X a respeito do
assunto. Daí no dia seguinte ou uma ou duas horas depois, vem um e pergunta a
mesma coisa que foi arduamente discutida, dando a entender que simplesmente
ignorou a Thread sequer se deu ao trabalho de ler o porque do tema. E ainda
acha ruim se alguém fala alguma coisa ou se não responde a ele. Outra coisa que
todo mundo reclama aqui: Quando alguém for postar uma dúvida, coloque o máximo
de informações sobre o problema. Informe dados como a mensagem de erro, a
arquitetura usada e o que o usuário estava fazendo quando o erro se manifestou.
Postar dúvidas pobres de informação ou vagas como: "Executei meu programa num
computador e ele deu pau. O que pode ser?". E aí? Eu pergunto pra galera. Que
pau que é? Porque, como, quando, onde? o que tava fazendo? Gente. Bola de
cristal é um mito e não uma ferramenta. Portanto, eu acredito que o que ta
acontecendo mesmo é um pouco de falta de bonsenso. Postar pouca coisa na
mensagem com medo de alguém roubar a sua idéia? Pelo amor de Deus NE! Prefiro
nem acreditar que seja isto..

Agora, quanto a questão polêmica do "Quem procura acha", eu não sou dissidente
desta filosofia. A internet hoje ta enpaturrada de porcarias on-line e Lixo
virtual. Fazer uma pesquisa no Google ou no Yahoo, não é mais como a 10-12 anos
atrás. Experimenta digitar Delphi ou mesmo SQL-Server nos sites de busca pra
você ver o desânimo que dá. Muito site vem é propaganda de empresas oferencendo
curso, oferecendo serviços, produto pirata, oferecendo isso, aquilo, coisa e
tal. Pra achar artigos ou documentação você tem que peneirar, e muito. E,
muitas vezes, o camarada não tá com esse tempo todo pra ficar peneirando e
achar no meio de uma chuva de links inúteis, algo que preste. Aí vão chegar
aqui e falar. HÁ! E os sites específicos? Há é? Quer ver uma coisa? Acessa
estes dois links abaixo e façam o jogo dos 7 erros:

http://www.delphi3000.com/articles/article_3504.asp

http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=899

Ou seja, além de tudo que já citei nos sites de buscas, ainda temos que
conviver com mais isto: Artigos clonados ou plageados. São os "Ricos de
espírito" que querem mostrar pro mundo que sabem, mas acabam mostrando mesmo é
que sabem copiar dos outros. Novidades mesmo a nível de tópicos é pior que
achar uma agulha num palheiro.

Então podemos, seguramente dizer, que hoje nem sempre se acha aquilo que quem
procura acha...

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil