Bom, não entendo de Banco de Dados não, é só uma idéia (isso se vc sabe
o que vai conter este campo), você pode mudar associando cada palavra
por um código numérico, por exemplo: os estados brasileiros, então, cada
um você insere no banco um código qualquer. Eu faço isso! Se são dados
desconhecidos acho pouco provável existir, uma vez que a criptografia
sempre aumenta a quantidade de caracteres, a não ser daquele tipo que
ele muda as letras (embaralha) de acordo com uma key.