From: "Rubem Nascimento da Rocha" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Friday, July 18, 2008 10:26 AM
Subject: RE: RES: [delphi-br] Acervo sobre Programação

Meu caro, é o seguinte! Tudo na vida tem um preço! Por mais que vc queira
algo super-hiper-mega-ultra avançado em determinada linguagem de programação
(sinceramente, não sei qual o nível que vc está procurando e o que
necessariamente está englobado nesse nível que vc procura, até pq vc não
explicou em detalhes!), tem que ralar e pesquisar muito. As melhores
referências para programação são livros importados, mas achar um por aí
dando sopa em PDF é pretensão demais.

Eu conheço muito sobre Delphi, apesar de ainda não ser certificado por conta
da política (desculpa a expressão a seguir) escrota da
Borland/CodeGear/Embarcadero/sabe-se-lá-o-que-mais/etc. sobre certificações.
Mas lhe asseguro com todas as letras, pra chegar ao nível que tenho hj, não
tem jeito, vc tem que investir, ou em tempo ou em dinheiro.

Em dinheiro comprando livros, quer sejam nacionais ou importados, vc
consegue aprofundamento sobre o cerne de qualquer ferramenta, e aprende
técnicas de desenvolvimento com autores com diferentes visões. "-Mas livro
técnico é caro!". Fazer o quê? Tudo tem seu preço meu caro. Lembro-me como
se fosse ontem. O livro mais caro de Delphi que comprei foi o Delphi 5 Guia
do Desenvolvedor. O melhor livro que comprei até hoje, e ainda me serve de
referência mesmo eu usando o Delphi 7 (claro que faço adaptações de acordo
com a versão que uso). Foram R$185,00 muito bem investidos! O melhor
investimento que vc faz é em vc mesmo! Eu estudo Java e .NET, e não poupo
grana pra comprar livro. Pq? Pq quero me entender no cerne da plataforma.
Depois, se eu quiser partir pra escovar bits com C# ou VB.NET (o que,
particularmente, prefiro fazer com Delphi), aí já é outra história.
Portanto, a dica é essa! Faça sacrifícios e compre livros! Não espere que
tudo quanto é livro super-hiper-mega-ultra avançado sobre VB, C#, C++ ou
Java esteja pro aí de bobeira na internet em PDF/DOC/etc. pra vc fazer
download. Isso é lenda! Se vc acredita nisso, ou vc quer moleza demais ou
então é provável que vc ainda tenha esperanças de ver em pessoa o Papai Noel
ou o Coelhinho da Páscoa!

Em tempo, pesquisando na Internet, nas mais variadas formas possíveis, é a
forma que mais me ajudou a aprender e descobrir coisas novas sobre Dephi. Vc
sabe ler em inglês razoavelmente? Consegue ler termos técnicos em inglês?
Ótimo! Busque informações na Internet voltados para a linguagem que vc quer
se aprofundar em inglês, não somente em sites americanos, mas tb de outros
países. "-Ah, mas eu não sei falar outros idiomas!" Existem tradutores
on-line pra isso! "-Mas eu não sei falar inglês!" Meus pêsames! Deveria
saber, pois o inglês é o idioma que mais se fala em TI. Existem fórums aos
montes por aí na Internet com excelentes informações técnicas, mas a maioria
em inglês! "-Pô, não tem fórums no Brasil que tenha informações técnicas
mais aprofundadas pra me aperfeiçoar mais?" Já me fiz essa pergunta, e
sempre que procurava algo em tais fórums, com um questionamento técnico mais
aprofundado, não obtive resposta em fórums nacionais, somente em fórums
estrangeiros. Agradeço até hj os esforços que fiz pra aprender um pouco de
conversação, leitura e escrita em inglês. Me ajudaram muito a obter mais
conhecimento técnico. A prova disso é minha biblioteca escrita totalmente em
Delphi para acessar portas de I/O sem necessidade de drivers (vide
http://www.iprogramas.com.br/2008/detalhesProd.asp?cuoska=2636656165137189177274716187406182292350184851169587220940291882&turmionkatilot=64847093701363968633472920).

Enfim, meu caro. Sua atitude é um tanto pretensiosa e diria até que
oportunista. Por isso, o resumo da ópera pra vc é o seguinte: nada neste
mundo vêm assim 'na faixa', '0800'. Tem que investir, seja em tempo ou em
dinheiro. Seguindo isso, e tendo tb "um “pouquinho” de criatividade e força
de vontade", vc vai realmente chegar longe.

Boa sorte.
Sds.