// Ao gravar dados no banco...
try
 Query.Post;
 Query.ApplyUpdates;
except on E:Exception do begin
  GravarErro('C:\erro.txt', E.Message);
 end;

// Procedure para gravar a mensagem de erro no arquivo
procedure GravarErro(Arquivo, Erro: string);
var Arq: TextFile;
begin
  AssignFile(Arq, Arquivo);
  try
    try
      if not FileExists(Arquivo) then
        Rewrite(Arq)
      else Append(Arq);
      Writeln(Arq, Erro);
    except on E: Exception do begin
        MessageDlg('Erro ao gravar mensagem de erro no arquivo' + #13 + #10
+ Arquivo + #13#10 + E.Message, mtError, [mbOK], 0);
      end; // on E:Exception
    end; // try
  finally
    CloseFile(Arq);