É aqui que entra o conceito de classes de negócio, e grande parte do
minha falta de conhecimento de como fazer isso em delphi.

Em C#, principalmente a partir do Framework 2.0, e agora no 3.5 com
LINQ, o mapeamento objeto-relacional ficou extremamente mais simples
para os desenvolvedores e melhorou muito a clareza (qualidade) do
código.

Li alguma coisa sobre ECO, mais reconheço que preciso aprimorar meus
conhecimentos e estudar mais sobre.

Com o isolamento de classes de negócio, e o ORM, tem-se uma série de
recursos como sobrecarga de métodos e especialização destes, que
viabilizam o código com melhor qualidade, mais limpo.

Para sistemas como ERP´s isolar as responsabilidades em classes de
negócio, facilita muito a vida quando for necessária a manutenção do
código, sem falar dos benefícios de testes unitários.

No exemplo da consulta eu poderia ter uma consulta base e através de
sobrecarga de métodos (mesma assinatura, e objeto diferente como
parâmetro), a consulta poderia ser manipulada de "n" formas.

Em outras linguagens, como C# e Java, isso é feito "com os pés nas
costas", mas em Delphi, eu confesso a minha ignorancia e necessidade
de estudar mais sobre o assunto.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Guara" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Os parametros possuem tipo isso limitaria a pesquisa
>
> Usando substituição no texto vc pesquisa por qq campo
>
> Agora se vc for pesquisar sempre pelo(s) mesmo(s) campo(s) ai e
melhor usar
> parâmetros
>

>   _____

[EMAIL PROTECTED] Em
> nome de Marcello Felipelli
> Enviada em: segunda-feira, 28 de julho de 2008 21:14
> Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
> Assunto: Re: RES: [delphi-br] Inicio de uma nova série.....TEM
COISA QUE EU
> NÃO POSSO GUARDAR SÓ PRA MIM
>

> Hehehehe ..... Guara ..... por favor, me desculpe, isso não existe,
> isso é POG, pra que existe parametros de consulta então?
>
> --- Em [EMAIL PROTECTED] <mailto:delphi-br%40yahoogrupos.com.br>
> os.com.br, "Guara" <arbrguju@> escreveu

MIM