De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Luís Antônio
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: RES: [delphi-br] Paradox em rede

Bom dia ......

Gostei da sua colocação Vinícius.

Hoje uso o paradox e o firebird. O primeiro em função da minha aplicação ser
antiga e não ter tido tempo de mudá-la e a segunda em função de ser
realmente mais robusta. Como usuário simples e um desenvolvedor mais ainda
....... o meu banco paradox me atende muito bem até hoje. Aqui na empresa
tenho 15 tabelas paradox que rodam perfeitamente. O único problema é quando
uso 2 ou 3 filtros com o componente table. Aí fica lento d+... usei da
artimanha de usar a filtragem por evento ou seja ....... para cada envento
se faz uma filtragem ..... por exemplo....... no primeiro dbgrid aparecem
todas as notas fiscais..... na segunda dbgrid só os produtos e na terceira
os valores a serem pagos. Dessa maneira ele roda que é uma beleza. Hoje
tenho tabelas com mais de 300mb no paradox sem nenhum problema de travamento
ou perca de dados, além do velho problema de corrompimento da mesma. Se vc
usar o paradox para empresas pequenas e micros ele vai lhe atender sem
maiores problemas. Para começar é legal.. fácil de manusear e criar.
Principalmente se vc for iniciante e quiser entender alguns fundamentos de
banco de dados. Fazendo o resumo é o seguinte. O paradox usa o bde como meio
de ligação entre o programa ( .exe) e o banco de dados (tabelas paradox ou
outra qualquer) e isso deixa o tráfego mais lento com o aumento do banco de
dados. No caso de um banco de dados robusto como firebird, mysql e outros a
ligação é mais direta sem “gargalos” e isso evidentemente faz com que a
consulta, inclusão seja mais rápida. Caso a sua aplicação seja compatível
com o que o paradox pode te oferecer ai vc está salvo. Caso venha a se
tornar algo maior como a minha se tornou...... aí vc vai ter problemas
futuros. Fica à seu critério decidir qual das duas se aplica melhor à sua
necessidade. Hoje ..... eu não faria mais nada em paradox, até mesmo pq
quero usar esses meus banco de dados via internet e não posso. Mas se vc não
precisa manda ver no bendito paradox. Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços,

Luis