Exato... o WSDL te dá a descrição das funções que você vai chamar.

Vá ao site do portal NFe (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/) e baixe em
legislação e documentos todos os arquivos de apoio. Lá você encontra os manuais
com os layouts e descrição de funcionamento de cada serviço e também os XSD,
que são os schemas para a geração e validação do seu XML.

Você tem que gerar o XML no padrão especificado lá nos manuais e assinar
digitalmente as notas que vão no lote. Isso no delphi win32 é um tanto
trabalhoso. O componente HTTPRio faz a conexão com webservice, mas não
autentica usando certificado digital. O Indy tem um componente que faz essa
autenticação usando SSL, mas os dois não se integram. Até existe na net uns
exemplos de como integrar os dois, mas é bem complicado. Se você vai mesmo
precisar fazer pra win32 de repente vale a pena procurar por componentes
prontos que existem por aí, porém são pagos. Eu não sei te dizer nenhum deles,
mas vi aqui na lista algum tempo atrás alguém que falou sobre isso.

Se você trabalhar com Delphi .NET vai ser bem mais fácil, pois o .NET tem as
funções para isso. Aí é questão da necessidade que você vai ter. Se for
trabalhar com .NET pesquise na SEFAZ-RS
(http://www.sefaz.rs.gov.br/SEF_ROOT/inf/SEF-NFE.htm). Lá tem bastante
informação também e exemplos em .NET, usando C#. Aí é só traduzir e adaptar.

Claudiney Cogo
N2 Sistemas e Soluções em Informática
Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505
Fone/Fax: (44) 3029-6053 - Maringá - Paraná
www.n2solutions.com.br
nfe.n2solutions.com.br
www.studion2.com.br