De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Luis Alberto - Yahoo!
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [delphi-br] Melhor forma de trabalhar...

Bom dia, pessoal!

Preciso de uma opinião de vcs. Estou numa discursão com meu gerente aqui,
que é o seguinte: Preciso fazer uma consulta e navegar entre os registros do
banco.

Qual a melhor forma?
1 - Usar um clientdataset, fazendo uma consulta inicial, com opções de
filtro (por qq campo da tela), trazendo uma certa quantidade de registros e
navegar entre esses registros, no resultsert;
2 - Usar uma query, passando, por exemplo um código, ou nome, ou cgc, trazer
um registro e, ao navegar, ir ao banco buscar o próximo registro, a partir
do que foi trazido da primeira vez q se consultou?

Ele defende a tese de que, na opção 1, temos um processamento muito mais
pesado, na hora de trazer os registros, que não compensa. Na opção 2, tenho
uma demora somente primeira vez que trouxer o registro e que depois é
imperceptível.

Eu defendo a tese de que, na opção 1, apesar de um processamento mais
pesado, na hora de trazer os registros, eu tenho 1 acesso ao banco e,
consequentemente, consumo menos processamento e menos tráfego na rede. Na
opção 2, tenho acesso a cada navegação, consumindo mais processamento e
aumentando o tráfego na rede.

Afinal, quem está com a razão? Ou os dois estão errados? Qual a forma mais
'barata' de se trabalhar?

Agradeço, antecipadamente, a ajuda de vcs.

[]´s