Você está recebendo uma mensagem de erro de tabela que é read-only, ou
seja, bloqueada para edições...

como que eu faço para tirar esse bloqueio?

Não entendi bem o que vc está fazendo com painéis.
Você apresenta os painéis como paginação dos campos que deseja editar?

isso, os campos da tabela Qvoto ficam em um painel e os campos da
tabela Qarmazem2 em outro painel

seu dataset é um Table, ou uma Query?

uma Query

O Componente que vc esta usando para realizar as alterações deve estar somente
leitura.... Se o componente for uma query... creio que não seja possivel
alterar desta maneira.... usando o query.edit ...

mas os componentes da tabela Qvoto eu consigo editar usando o mesmo comando

[...]
Tudo isso é importante saberr!!!

Sds
Emanuel