Então o que quis dizer foi.. imagina uma tela em TDI, onde no cadastro só
peça 1 único campo... sei lá, fica feio pra caramba,  quanto ao Refresh, não
é questão de boa ou má programação, é do próprio delphi-windows.. quanto
maior o numero de componentes maior o refresh.. e infelizmente dá o delay
sim... pode-se usar técnicas de programação de jogos para tentar evitar essa
"tremida" na tela, mas as vezes não tem como...

[]s

--