2008/11/12 Rubem Nascimento da Rocha <[EMAIL PROTECTED]>:

> EsEsse 100% de compatibilidade inclui a VCL? Um componente VCL feito até o
> Delphi 7
> compila sem bugs/erros/warnings/hints/etc. no FreePascal? Se a resposta for
> sim, dou o
> braço a torcer!

Vamos por partes. Primeiro você falou em pascal do fpc não ser
compatível com o objpascal do delphi, e é a isto que eu me referi
dizendo que você está equivocado.

Quanto a implementação de bibliotecas, também existe compatibilidade
tomando as seguintes exceções, que são três (que eu lembrei agora):

1. Quanto a compilar componente, você mistura OTA com LCLIntf e
Lazarus (IDE) não tem nada a ver com Delphi (IDE) e não nasceu para
ser compatível com ele. Então componente você não tem como fazer
compilar. Agora, se você fala da parte runtime do componente e você
não usar algumas classes que o fpc não tem (CDS e DBX me vem a mente),
você tem 100% de compatibilidade. E da parte que não é compatível, se
você fizer um trabalho decente abstraindo as diferenças, você
aproveita muita coisa e cria pacotes para as duas plataformas;

2. A VCL tem mais componentes que a LCL; digamos que a LCL é uma
coletânea do que tem de melhor na VCL relacionado a componentes
visuais. Ainda sobre componentes, no entanto da parte não visual, o
fpc não tem DBX mas sim SQLdb; não tem CDS entre outras coisinhas ora
com nome diferente, ora subtituíveis;

3. Quanto a warnings o fpc é meio barulhento, ele resmunga de coisas
que não precisaria resmungar tal como não usar um determinado
parâmetro presente na declaração de um método. Mas apesar de
incomodar, esses warnings não vão aleijar ninguém, e já foi melhorado
para a versão 2.4.

Falei muito. Espero ter sanado as dúvidas.

Joao Morais

Responder a