-----Mensagem original-----
De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Evandro Siqueira
Enviada em: sexta-feira, 14 de novembro de 2008 12:03
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Aceito sugestões

Alexandre,

Vc quer uma sugestão bonitinha ou prática? Existem muitas soluções bonitas
como os colegas irão sugerir e sinceramente, não estou criticando. Até
gostaria de implementar soluções desse porte e até tentei mas, nesse caso
específico, não me dei nada bem.

Então vou apenas por as coisas da forma que tenho visto funcionar na prática
e pra isso podemos partir da seguinte premissa:

        VENDEDOR ODEIA DIGITAR PEDIDO!

Seguindo por ai temos que, para eles o melhor sistema de vendas já foi
desenvolvido há anos: o fax. Qualquer outra tentativa vai gerar resistencia.
Qualquer falha de projeto vai gerar reclamação e mais resistência. Nossa
experiência passou por 3 sistemas que explico: o primeiro sistema era
off-line gerando um arquivo texto, e enviando pra nosso e-mail, onde
processavamos via EDI. Eles odiaram. a gente também: pedidos que não
chegavam, pedidos corrompidos, vírus de e-mail e uma série de outras coisas.
Liberamos o fax e partimos pra segunda solução: sistema totalmente on-line
via web Banco de Dados on line: Perfeito, em qualquer lan house podia
digitar. Eles odiaram: alegaram que era lento, que o tempo que perdiam
digitando deixavam de vender, que o site estava fora do ar e tantas outras
reclamações que o patrão liberou o fax novamente e exigiu de nós uma solução
definitiva. Fomos pra terceira e atual fase: Recriamos o sistema off line
com uma pequena diferença: digitação off-line e atualização on-line. Como?
Simples. Colocamos um banco Local FB embeded e um remoto (o nosso) Ele
digita o pedido, salva, clica em enviar e o sistema deles faz um insert
direto em nosso banco de dados. Tempo da operação: 0,5 segundos por pedido.
Ele diariamente sincroniza a base dele com a nossa. O processo leva um tempo
de aproximadamente 5 minutos em uma linha discada (e nem usamos Zebedee) e
Finalmente o último processo: sincronizamos o nosso banco de pedidos com o
Banco SQL Server de nosso sistema ERP (alguns segundos). O que eles acharam?
Continuam odiando, porque o melhor sistema pra eles é o fax, mas já estão
digitando. P da vida... mas estão. E depois que acostumarem, já foi.

Chamo a atenção apenas de uma coisa: qualquer que seja a solução que vc
escolher, TESTE EXAUSTIVAMENTE!!! porquê esse tipo de sistema é como uma
espingarda de um tiro só. Se errar, tem que correr. Por que a resistência é
muito grande.

PS. É lógico que não foi tão simples assim... tivemos q demitir uns 3 ou 4
reacionários pra o restante se enquadrar.

--
[]Â’s.

Evandro Siqueira
Programador de Sistemas
LÂ’essentiel Lingerie
(79) 3254-5511 Ramal 218
skype: evandro.lessentiel

Nicolas escreveu:

> Bom dia a todos,
>
> tenho um sistema em Delphi desenvolvido para um cliente com banco de
> Dados MS-SQL Server.
>
> Agora ele gostaria de que fosse criado uma aplicação WEB, para que os
> vendedores possam
> lançar pedidos via internet, inclusive a partir de lan-houses.
>
> Gostaria de sugestões de que ferramentas e tecnologias utilizar para
> desenvolver esse pedido via WEB,
> de modo que ficasse bem interativo essa página.
>
> obrigado,
>
> Alexandre

[]Â’s.

Evandro Siqueira