Ok...

Alguns colegas deram exemplos de coisas realmente absurdas, e concordo
com eles...
Uma coisa é a preguiça de pesquisar e melhorar, outra é ter de
implementar uma coisa com alguma criatividade...
Supondo...
Um cliente tem como rotina trabalhar suas informações de formas
padronizadas... usando padrão e uma forma que ainda podem ser melhoradas
e otimizadas.
Na qualidade de Analista de Sistemas, você detecta isso, então apresenta
ao cliente os pontos em que as rotinas de controle, e a documentação
pode ser otimizada, mas esse irredutível, diz que "há anos..." as coisas
andam bem assim, e que ele mesmo fez os "walkthrough" das rotinas, e que
não há falhas... É claro que um cara desse nunca ouviu falar em
BrainStorming...
Você deixa de ganhar o dinheiro, porquê vai ter de fazer um "bacalhau"
aqui e outro ali, ou pega o serviço?
Gente, tenho visto o pessoal ficar classificando coisas que claramente
são fruto de situações que o programador tem de "dar o jeito para
funcionar", e a turma fica esfolando...
Acho que NINGUÉM detém a melhor resposta para todas as coisas, e que
NINGUÉM é palmatória do mundo...
Assim... aceitando que nos exemplos que os outros colegas deram de que
eram realmente coisas absurdas... peço aos colegas que não esfolem
demais os nossos amigos menos esclarecidos e sim, AJUDEM... mas existe
uma diferença entre ajudar dizendo:
"olha amigo, porquê vc não usa uma função tal, que faz isso", ao invés
de dizer "No google tem", ou "Nunca ouviu falar da função tal?"

Algumas vezes, eu mesmo suscitei a necessidade de alguns colegas
estudarem um pouco sobre formas normais, estruturas de dados, atomização
da informação, coisas que para alguns é completamente desconhecida...
Mas é de vital importância buscarmos harmonizar, e ter despreendimento
suficiente para doar a informação incondicionalmente (se não for
pirataria por ter aprendido numa revista comprada na banca de jornal...
hehehe).
Brincadeiras à parte, tenho notado mais um espírito de competitividade
entre nós aqui na lista que o de solidariedade!

Até mesmo porquê, e muito principalmente, parafraseando o amigo Laureano
Nunes,

*" Muitas vezes fazer um curso de qualidade, onde é passada a
METODOLOGIA padrão da ferramenta,  sai beeeem caro e dinheiro não é um
luxo que todos tem sobrando.
Com todo meu respeito."

*

Saudações
Emanuel Coutnho

Laureano Araujo Nunes escreveu:

> Colega,
>
> Eu acredito que os caras que desenvolvem uma ferramenta de
> desenvolvimento, definem padrões para se trabalhar com ela, para se
> programar "de maneira correta".
>
> Fora dos padroes é possível programar com a ferramenta, porém, para
> quem conhece os padrões de desenvolvimento propostos pelos Engenheiros
> da Ferramenta todo código montado de maneira, criativa ou não,
> diferente do é proposto para o uso correto, classifica como GAMBIARRA.
>
> Porém, sou a favor de fazer funcionar o programa final.

> [...]

Responder a