Colega...
O componente dbLookupCombo faz isso...
Se vc está fazendo um campo lookup, que na minha opinião é a melhor
pedida, ao arrastar o TField da janelinha de campos da tabela para o
form, ele já trás um pomponente lookupCombobox, para vc poder selecionar
pelo nome do do aluno, escrevendo no campo que vc está editando a
"matrícula", ou chave primária que está usando na sua tabela.
Você sabe definir um campo lookup na sua tabela?

Sds
Emanuel Couitnho

Rogerio Rios Pessanha escreveu:

> Tenho um combobox abastecido com o campo nomealuno. Queria que ao ser
> selecionado algum item desse combo o mesmo me retornasse não o nome do
> aluno mas a CHAVE PRIMARIA da tabela em questão ( campo ncodaluno).

Responder a