Ola Ricardo.
Sim, os alunos estão trabalhando com PARADOX. Entao, são bem
iniciantes e ja sabem fazer o NEXT,PRIOR, LAST, FIRST, INSERT, EDIT,
DELETE E POST.São alunos de um Curso Tecnico ,que começaram do ZERO e
que já fazem inclusao, exclusao, edicao e pesquisa ( nao com TQUERY
mas com findnearest ).
Daí eu indiquei a eles usar o combobox (abastecido com a tabela) e
pegar o retorno desse combo pra fazer uma pesquisa etc.
Cara, acho que desse jeito eu faço, mais pra os alunos que estão no
curso é meio complicado.
É que trabalho no dia a dia com outra linguagem e aí ela tem o
combobox é abastecido pelo banco e podemos indicar qual campo ele vai
nos retornar para que possamos utilizar aquele valor para pesquisa etc.
Será que com dbcombobox eu consigo ? ( nao DBLOOKUPCOMBOBOX )

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Ricardo César Cardoso
<ricardo_engs...@...> escreveu

> Você está trazendo os dados de algum banco de dados?
>
> Eu uso a seguinte técnica para fazer isso que você quer:
>
> 1) Crio um tipo de dados que equivale ao que quero representar
> 2) Crio uma função que seleciona os dados da tabela (por exemplo o
ID e a Descrição)
> 3) A saída dessa função é preencher um array (por exemplo) onde cada
item do array é do tipo criado no passo 1
> 4) Com os dados selecionados, crio uma função que alimenta o
ComboBox com os itens que carreguei no array do item 3
> 5) No ComboBox faço altero o evento OnSelectItem para buscar o ID do
item, com base na descrição do item, dentro do array que criei.

> É claro que dá pra fazer muitas otimizações dentro desse modelo. Se
você não está trabalhando ainda com bancos de dados este acho que é um
dos melhores jeitos de trabalhar.

> Dá pra fazer a mesma coisa que fiz, mas usando ClientDataSet.
Simplifica bem mais o processo que passei pois vc usa funções
disponíveis no proprio TClientDataSet ao invés de um tipo específico
(criado no passo 1), criar e preencher um array (passos 2 e 3) e nos
passos 4 e 5 você pode fazer uma alteração significativa, pois pode
usar as funções de busca que já existem ao invés de inventar as suas
próprias.

> Tanto em um quanto em outro modelo, dá pra achar material bem
detalhado no Google. Basta procurar por ClientDataSet em memória ou
ClientDataSet sem banco de dados.