  From: Carlos
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Saturday, December 27, 2008 4:21 PM
  Subject: [delphi-br] Re: Localizar

  Eu não sei como é que funciona o sistema que vc está desenvolvendo,
  mas o que o colega informou sobre normalização é válido. Pois o que
  distingue uma pessoa física de jurídica é o CPF no caso de física e
  CNPJ no caso de jurídica.
  Seria muito mais simples vc colocar todos os dados em uma única
  tabela, e no campo cpf_cnpj deixar como 14 caracteres e um campo
  booleano para informar se é ou não física ou jurídica.
  Fazendo isto, fica muito mais fácil efetuar qualquer consulta. Caso vá
  tentar localizar o registro com a tabela já aberta e exibindo todos,
  poderá usar o locate, ou montar uma tela de consulta, usando diversos
  parâmetros a escolha para localizar o que se deseja, e quando a
  consulta mostrar o que se deseja, implementa um método que com um
  duplo clique abre o cadastro da pessoa.
  Mais ou menos isto...não sei se me fiz entender!
  Qualquer coisa...poste ai!
  Fraterno abraço,
  Carlos