obrigado ricardo, mas acho que n expliquei direito, na verdade meu
problema n é em montar a consulta, é fazer com que os datafields que
aparecem na tela que mostra a consulta sejam mostrados de uma maneira
mais genérica, pois oq acontece, quando eu monto a consulta com o sql,
se eu colocar esses campos direto no grid, os nomes e tamanhos do campo
do grid ficam iguais aquele que existem no banco de dados, oq a gente
faz atualmente é uma método que modifica esses campos e adiciona um
nome, por exemplo, na consulta de clientes aparace cd_cliente, nome_cli,
para o usuário do sistema isso n fica legal, oq a gente faz, alteramos
esses campos para cd_cliente = Código do cliente, nome_cli = Nome do
cliente,  gostaria de saber quais as técnicas que o pessoal usa para
fazer a consulta. Aqui onde trabalho tenho uma te;a genérica de
consulta, assim n precisamos em toda parte do sistema ficar criando
consultar, criamos apenas uma vez nessa unit, e usamos em todo o sistema.

Ricardo César Cardoso escreveu:

> Olha, se estiver trabalhando com um banco Interbase ou Firebird, use o
> IBExpert. Na versão personal ele tem o chamado Intellisense (ou abrir
> um combo enquanto digita) e tb auto completar.
>
> Quando vc tem a versão completa (acho que chamada de Professional)
> você monta queries clicando e arrastando campos da tua tabela. E ele
> gera o código necessário
>
> E o melhor de tudo é que ele salva todas as instruções de consulta num
> arquivo com a instrução .SQL
>
> Não sei se é exatamente o que vc queria saber... se não for, me
> desculpe e desconsidere essa mensagem.

> [...]

Uberdam Cavaletti
Formado em Tecnologia da informação - Unoesc - Xxe
Pós graduado em Desenvolvimento Java - Unoesc - Xxe

Acesse  http://www.curricular.com.br/berdam
Acesse  http://passandoveneno.blogspot.com