Geralmente eu uso Aliases para esses campos veja:

[code]
Select cd_cliente as Codigo, nm_cliente as Nome
>From clientes
Where nm_cliente = :nome
[/code]

Quando vc aponta um grid pra esse datasource, as colunas já aparecem com esses
apelidos.

No Firebird você pode colocar o alias entre aspas duplas ou não, dependendo do
que você quer disponibilizar na visualização. Se colocar entre aspas duplas,
pode usar caracteres acentuados e espaços em branco. Se não usar as aspas não é
possível usar caracteres acentuados nem espaços em branco, pois nesse caso você
só está dando um apelido (alias) para um campo. No caso das aspas você está
atribuindo um título para a coluna.

Espero ter sido claro.

Atte,
Ricardo.

"Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!"