Pq não usa uma estrutura configuração para as pesquisas?
Tipo:
  Vc cria uma estrutura de definição onde contenha os campos do grid, os
campos pesquisáveis e etc. Dai vc leria desta estrutura e criaria tudo
dinâmicamente.
  Estes dados poderiam estar persistidos em um arquivo junto da sua
aplicação ou mesmo no banco.
  Para novas pesquisas seria necessário adicionar apenas mais parâmetros a
este arquivo.

Abs
Daniel A. Bastos