Bruno para tal, o seu campo deve estar marcado como required = True no seu
Fields Editor dai esta validação é feita automaticamente, caso o seu sistema
vá dar o post e o campo esteja nulo o seu sistema irá gerar um erro ( e não
será dado o apply no seu banco), é possível capturar esse erro e tratá-lo a
partir do componente ApplicationEvents e no caso ficaria tratado já na
aplicação inteira. Com este componente você consegue obter a mensagem de
erro e personalizar conforme seu gosto dando algo do tipo :
ShowMessage('Campo x não pode ser nulo !"), é importante saber que através
do e.Message que ele recebe como parâmetro você pode capturar inclusive o
nome do campo. Bom se entendi bem, acho que isso pode te ajudar

2009/2/4 Bruno Lepesqueur <brunolbra...@yahoo.com.br>

>   Eu não estava querendo fazer esse tipo de restrição ao sair do dbEdit e
> nem
> criando ela no botão gravar (bitbtn1).
> Oq eu gostaria mesmo de saber é se existe no delphi algum comando que
> cancelasse o post (a gravação da tabela) se algum campo não estiver
> preechido e estiver configurado como não nulo!
>
> Obrigado!

Abraços,

Daniel.

"Sempre que a vida lhe apresentar um desafio, tenha certeza que junto dele
está a solução",