Beleza Vinícius, por pior que parece, o problema não é tão crítico (eu acho...)

Para a explanação, estou usando o IBExpert Personal 2005.06.07 (pode usar uma
versão mais atual que esse recurso é padrão da ferramenta)

Para extrair os dados de uma tabela para um script, faça o seguinte:
* Conecte o banco de dados (duplo clique banco registrado na janela "DataBase
Explorer");
* Abra a tabela que deseja exportar o script (expanda o item "Tables" dentro do
seu banco, e duplo clique sobre a tabela que deseja manipular);
* Na janela da sua tabela, clique no botão "Table" (vai estar no alto da janela
da sua tabela, do lado esquerdo) e no menu que abre, selecione "Export Data
Into Script";
* Na janela que será aberta ("Export Data into Script"), mantenha as
configurações padrão (Export Into = File; Export as = INSERT Statements) e
marque os campos que quer incluir no script, por padrão todos os campos são
selecionados. Veja se será necessário mudar alguma configuração na aba
"Options". Existem opções para gerar o script de criação da tabela, para como
formatar datas e horas e para trocar caracteres não-imprimíveis por espaços;
explore e use essas configurações como lhe for melhor. Também é possível gerar
o script com os dados ordenaos (Order By) ou extrair apenas os registros que
satisfaçam uma condição (Where)
* Defina um nome e local para gravação do arquivo em "File Name";
* Clique em Export e aguarde o final da operação (o número total de registros
gerados no script é informado).

Uma vez que o script foi gerado, é fácil. Basta conectar ao novo BD e usar uma
ferramenta do próprio IBExpert, o "Script Executive", carregar o arquivo .SQL
que vc gravou e mandar executar. Easy as it is!

O IB deve ter ferramentas similares para isso, mas como faz algum tempo que não
uso, precisaria instalar e fuçar um pouco para relembrar. No IBExpert já sei
"de cor" pois já tive que fazer esse processo algumas vezes.

Veja se isso lhe atende!

[]'s
Ricardo.

"Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!"