Eu já trabalhei com Crystal 11, Rave e Fortes e agora Fast... são geradores
muito bons... mas hoje o meu preferido é o Fast Report.. vou explicar o pq....
O Crystal é muito bom.. mas além de ser caro, se o cliente precisar alterar o
relatório tbm tem q ter o Crystal instalado, sem falar q sei lá pq ele me
aumenta 15 mb memória quando abro uma tela q possua seu componente, isto
acontece só na primeira tela q abro, nas outras fica só nos 15 mb mesmo, mas
mesmo eu fechando a tela ele não me libera esta memória.
O rave achei interessante.. tem várias opções legais, mas não gostei da sua
interface.. e pra mim não iria funcionar pois trabalho com aplicação
modularizada, e gostaria q o cliente alterasse o relátório o rave não conseguia
enchercar os campos em modo design.. Ah.. além de vir sem os fontes na versão
do delphi, que pra mim é um grande inconveniente..
O Fortes Report achei muito bom.. apesar de tem alguns problemas em alguns
componentes, mas isso poderia ser resolvido com os fontes, já q os mesmos
são liberados, sua impressão é muito rápida e eficiente, o único inconveniente
é q o cliente não consegue alterar o relatório(pra mim isto é essencial).
Enfim chego no q hoje esta sendo meu preferido por me atender em todos os
sentidos, o Fast Report, ele é rápido, consegue enchercar meus clientdataset da
tela (tbm modulariza), o cliente consegui alterar o relatório e posso fazer com
q ele faça isto dentro da minha própria aplicação, não precisando de uma
ferramenta por fora, o cliente pode inserir novas conexões no relatórios..
query.. etc... O designer dele é em português e muito intuitiva... esta
ferramenta me surpreendeu muuuuuito.. não esperava tanto dela..
Enfim.. como já disseram o melhor gerador é o q vc melhor se adapta... ou
aquele q mais se adapta as suas necessidades...

Desculpe a explicação tão longa.. mas quando fui "decidir" o relatório q
iriamos usar na empresa precisei muito de algo assim e não achei....

Antenciosamente
Tânia