Carlos,

Sou analista em VB, trabalhei por muitos anos com VB e SQL.

Atualmente estou estudando o Delphi por um motivo simples = não estar de rabo
preso com a Microsoft.

A criação do .Net se deu porque a Microsoft queria apresentar ao mercado um
produto
para atender a caracteristicas que o VB6 não apresentava.

Assim, ao criar o Visual Studio.Net, passou a apresentar =
-orientação a objetos com programação visual (VB 6 não é orientado a objetos);
-supostamente, a criação de um produto que permitiria portabilidade de
plataforma; e
-saneamento de problemas que o VB6 apresentava.

Ao supostamente oferecer portabilidade de plataforma (HW e SO), criou o .Net,
que nada mais é a operação em regime de interpretação, tal como ja operava o
VB6, somente que com uma nova concepção de interpretador. Isto era para
concorrer frontalmente com o Delphi, que estava se tornando forte no mercado.
E, para tentar mais uma vez dar uma pernada nos seus concorrentes (tal como fez
ao sabotar o OS/2, para o qual tinha sido contratada pela IBM, da qual usou as
especificações de API), contratou o principal desenvolvedor do Delphi.

Bom, para quem acredita não convir vir a ser um total dependente da MS, muito
bem, vão em frente, mandem ver em migrar para o VS.Net. Mas lembro que, mais de
8 anos depois do prometido, até agora não existem máquinas virtuais de .Net
para outras plataformas de HW e de SO. Além do histórico de não credibilidade
da Microsoft (vamos dizer que eu estive por dentro dos produtos da MS), temos
um largo histórico de tentativas de monopolio da nossa querida MS.

Te garanto que em nada voce estará agregando de melhor qualidade no seu produto
somente por estar usando .Net. Inversamente, estará incorrendo na possilidade
de estar amarrado a uma tecnologia.

Quando ao uso do MySQL, espero que esteja fazendo uso de integridade
referencial, coisa que originalmente não havia no mesmo (e que muitos ainda não
aprenderam a usar), com todas as demais caraterística que o produto hoje
oferece. Fazendo isso e aplicando as regras de normalização de bancos de dados,
voce tem tudo para gerar produtos de qualidade.

Quanto a se a Embarcadero vai ou não dar continuidade à linha .Net, se não der,
voce nada perde. Se der, voce só terá a mais a oportunidade de gerar um produto
para atender a exigencia de um possível patrão, caso venha a trabalhar como
funcionário.

Abraços, felicidades,
Anhanguera.