André,

Tive fazendo alguns testes aqui na versão 2007 do Delphi, para ver se o
problema persiste, de duas uma, na época que fiz os testes, eu tentava
inclusive formatar em um TClientDataSet e mesmo assim não funcionava por
isso passei a achar que poderia ser um problema do Delphi, bem, segue o que
fiz, tente ai... lembrando que fiz no Delphi 2007, formatei a informação no
ClientDataSet. Pois se você tem que exibir as informações em um Grid, você
terá que utilizar o ClientDataSet....

  with qryProfessores do

  begin

    SQL.Add('SELECT PROF_ID, PROF_SALARIO FROM PROFESSORES');

  end;

  cdsProfessores.Open;

  (cdsProfessores.FieldByName('PROF_SALARIO') as
TNumericField).DisplayFormat := '#0.00';