Daniel,

Na verdade para usar força bruta é necessário conhecer qual o método
usado para criptografar. Ele é usada para descobrir a chave da
criptografia. Chaves longas, independentemente do método usado para
criptografia são difíceis de quebrar, dependendo do tamanho da chave é
até mesmo impossível.
Mas o tamanho da chave não é o principal fator na criptografia e sim o
algoritmo usado!
O algoritmo usado pelo Felipe é simples, porém é fácil de ser quebrado,
procurando padrões no resultado da criptografia pois este mantém as
características originais dos texto criptografado.
Neste método de criptografia a letra "a" vai se repetir ao longo do
texto, somente escrita de maneira "diferente" procurando por padrões de
palavras e vendo o quanto um caracter se repete rapidamente o texto será
quebrado. E quanto mais longo o texto, mais fácil de quebra-lo!
Esse tipo de algoritmo é bom para criptografar poucas informações! Como
uma senha escrita em um arquivo, pois ai existem poucos padrões a serem
buscados, inibindo a assim a interpretação do Texto.

Um algoritmo eficiente de criptografia deve transformar objeto da
criptografia em algo totalmente diferente do original de modo que sem
conhecer o método de criptografia não seja possível obter o objeto original.