TopLink segue sim a uma especificação do JCP. A JSR 220(
http://jcp.org/en/jsr/detail?id=220), mas isso é outra história :)

Java não será nem arranhado por isso. A Oracle tem muitos dos seus produtos
atrelados a tecnologia Java, e, acho que vai ser justamente o contrário, ela
irá investir mais e mais.
Só fico curioso pra ver os futuros de algumas ferramentas de propriedades da
Sun, que tem o mesmo segmento de algumas ferramentas da Oracle, como o MySQL
(Que muitos aqui usam), ou a JDK (Que a Oracle tb tem sua própria JDK).

Abs
Daniel Augusto Bastos