Bom..fiz uma coisa aqui q deu certo..mas gostaria de opiniao dos srs...
Inseri um SimpleDataSet e fiz o seguinte:
No botao Novo...
SimpleDataSet1.Close;
SimpleDataSet1.DataSet.CommandText:='select max(CODVENDA) as Maximo from
PED_VENDA';
SimpleDataSet1.Open;
dmVendas.cdsPedVendas.Append;
dmVendas.cdsPedVendas.Edit;
dmVendas.cdsPedVendasCODVENDA.AsInteger:=SimpleDataSet1Maximo.AsInteger+1;

Deu tudo certinho...tudo uma maravilha..mas pergunto isso pode me trazer
algum problema mais tarde?..