Pessoal,

Se estiverem utilizando Mestre-detalhe não tem essa necessidade.

A tabela filha automaticamente receberá o ID da tabela pai.

Caso seja multicamadas deixe que o provider cuide de gerar o ID utilizando o
BeforeUpdateRecord ;D

[]s

Daniel.

2009/5/13 Mario Rodrigues <marioirodrig...@gmail.com>

> Bom..fiz uma coisa aqui q deu certo..mas gostaria de opiniao dos srs...
> Inseri um SimpleDataSet e fiz o seguinte:
> No botao Novo...
> SimpleDataSet1.Close;
> SimpleDataSet1.DataSet.CommandText:='select max(CODVENDA) as Maximo from
> PED_VENDA';
> SimpleDataSet1.Open;
> dmVendas.cdsPedVendas.Append;
> dmVendas.cdsPedVendas.Edit;
> dmVendas.cdsPedVendasCODVENDA.AsInteger:=SimpleDataSet1Maximo.AsInteger+1;
>
> Deu tudo certinho...tudo uma maravilha..mas pergunto isso pode me trazer
> [...]

Daniel Sobrinho Laporte
Analista de Sistemas e Desenvolvedor Delphi + Firebird.
Colunista e Editor Técnico ClubeDelphi - DevMedia.