Compre um livro como o do Isaías Camilo Borati (Programação Orientada à Objetos
usando Delphi) Muito bom por sinal.

O Delphi.about.com tem um tutorial de OOP, se não me engano.

E com OOP, por mais que sua tabela (entidade) Cliente (por exemplo) tenha 50
propriedades, entendendo bem  e aplicando a OOP com sabedoria, vc só vai fazer
a digitação uma única vez. Se algum cliente em específico tiver alguma
propriedade diferente, basta estender (especializar) esse cliente, a partir do
seu cliente base.

Apenas como um exemplo visual (analogia) que para mim funcionou bem: sabe
quando se herda visualmente um Form e se permite usar o mesmo padrão, mas em
situações diferentes? Com classes (entidades) bem modeladas, interpretando bem
os conceitos de OOP vc consegue quase a mesma coisa.

Isso sem falar em persistência de dados que, a grosso modo, é o que permite que
o seu objeto reflita exatamente a(s) tabela(s) de uma base de dados.

Num exemplo mais amplo: uma entidade/objeto cliente que possui vários
endereços, provavelmente possui na base de dados uma tabela associativa entre
os clientes e seus endereços e os tipos de cada endereço. Com uma persistência
bem-aplicada, chamando um método como por exemplo, Cliente.Salvar, não só os
dados do cliente seriam salvos, mas todos os dados associados como os
endereços, numa única chamada deixando a complexidade de salvar os endereços na
tabela de endereços e a associação entre um endereço e um cliente tudo ao
encargo da camada (framework) de persistência.

Basicamente idéia é essa. Como já foi dito, se vc já tem um produto pronto,
maduro e estável, tentar mudá-lo para OOP pode ser penoso e desmotivador.

Agora pegar o conceito (as chamadas regras de negócio) desse produto e tentar
enxergar sob o ponto de vista da OO e tentar aplicar a OO a esses conceitos do
seu produto como um exercício, pode ser bastante produtivo e prazeroso.

Desculpe me estender muito, mas é do assunto.

Atte,
Ricardo.

1) Evite escrever suas mensagens usando somente LETRAS MAIÚSCULAS.
2) Revise o texto de sua mensagem. Uma mensagem bem escrita é melhor
compreendida.
3) Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!