Bastaria mudar os flags do SQLConnection ?
Veja este artigo do Adriano Santos:
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=2245

2) No Zeos funcionaria da mesma forma ?
(só mudar o flags,, mudando o driver que irá acessar)
Sim

3) No UNIDac funcionaria da mesma forma ?
(só mudar o flags,, mudando o driver que irá acessar)
Ai você me pegou bicho!!! Eu não conheço o UniDac, acredito que seja assim
também, o pessoal da lista fala muito bem dele, eu particularmente nunca
usei!

[]'s