Olá galera,

Eu até tentei a combinação oop+dbaware, só que me senti limitado, uma bem
simples foi a seguinte:
tenho a bíblia sagrada numa base sqlite3 (encontrei num site que não lembro
agora), tenho dois gerenciadores de db sqlite3, um para linux e outro para
windows; um "José" no gerenciador do linux aparece "José", no do windows
aparece "Jos?", converti o banco inteiro para outro unicode (ANSI), aí o quadro
inverteu, só que no linux ficou "Jos□", onde □ é uma figura quadrada, acho que
vai aparecer aí.

Abri o lazarus e criei um form só para testes, usei dbedits e dbmemo (fiz o
mesmo no delphi), aconteceu o mesmo, e o pior, alguns textos nem apareceram,
passei horas pesquisando na web e nada, pensei que o pró fosse no zeos, vi com
uma galera sobre o pró e não conseguimos resolver, depois "apontei o dedão"
para pro lazarus, nada tb, o coitado não era o culpado, daí fiz o seguinte:
usei um edit e um memo, usei as maneiras tradicionais para mostrar os dados com
o fieldbyname, a porr@ mostrou os dados das duas bases no windows e no linux
(não testei o exe criado pelo delphi no linux, mas acho que ia rolar tb).

Bom, isso pode parecer besteira, mas, eu ter uma única base de dados para as
duas plataformas, pelo menos pra mim, é uma boa, e produtivo.
________________________________
[]'s, Silvio Clécio
---
Linux User: #481900