Ricardo César Cardoso escreveu:
> E as transações pendentes que o usuário tenha? Rollback em tudo sem dó?
>
> Ex.: o cara entra na tela de cadastro de cliente. Faz metade da operação
> e por algum motivo pára o processo sem confirmar a operação. O tempo
> passa e ele fica longe do terminal. Quando volta, pergunta clássica,
> cadê o cadastro que eu tava fazendo?
>
> Como proceder nessa situação? Deixar em algum tipo de cache o que ele
> estava fazendo antes de fechar o sistema (quase igual a auto-recuperação
> do Word?)
>
> Atte,
> Ricardo.

No meu caso se eu bloquear o(s) form(s) (em aba), os dados permanecem
nele(s) em memória (em edit's, listview's...) e o(s) mesmo(s) some(m)
(hide), se o login/senha  do próximo usuário bater com o que abriu
tal(-is) form(s), desbloqueia(show); se não, e caso o usuário queira
abrir o(s) form(s), abre outra(s) (abas) pro novo usuário. Não sei como
fazer (ainda :) ) de outra maneira, seria interessante pelo menos
esconder o form, mas fazer algo que não permita transação aberta mais
que alguns segundos, e várias instâncias do mesmo form.

P.S.: Usando abas da pra controlar tranquilo, com sdi+showmodal... não
fiz nenhum teste.

--
Silvio Clecio
--