Alexsandro,

Ao meu ver, os problemas entre fornecedor e cliente só são resolvidos quando
chegam ao extremo porque, além da falta de organização, há aquele eterno vício
corporativo de deixar isto pra "ver depois". O famoso "tá, vô-vê". E aí
larga-se a coisa nun canto alí e esquece-se dela. Quando estoura, é o tal da
criança não ter pai. Ligou o celular caiu na secretaria, o Telefone só dava
ocupado, etc, etc... Lóógico, ninguém quer tomar sentada do chefe. Estes vícios
nas organizações é igual uma bacteria inofensiva que voce contrai e não liga
pra isto. Trata de qualquer jeito e futuramente ela se transforma em problemas
mais graves..

Quanto ao cliente reclamar ele se passar por ruim, não é bem assim não. Direito
de reclamar, todos nós consumidores temos e tem até o Código de defesa do
consumidor que taí pra nos ajudar. Porém, não devemos nos esquecer do princípio
universal de que o seu direito acaba aonde começa o do seu próximo. Então, se
temos algo a reclamar, temos que ter postura, equilíbrio e alto nível para
queixar sem dar argumentos para a ponta, cobrar e reivindicar mas de forma a
não darmos o nosso direito para o fornecedor. Voce reclamar e exigir seus
direitos é uma coisa. Voce partir pra hostilizar, expor a execração e degradar
publicamente o fornecedor ou algum de seus membros, voce já sai da sua esfera
de vítima de um serviço mal prestado para se tornar um difamador ou caluniador
sem provas refutáveis que justifiquem isto. Ou seja, de vítima voce se tornou
réu sem ver.

Voce assina uma revista e ela lhe dá direito a video aulas. De repente as
video-aulas sumiram do site ou sua senha foi revogada por algum motivo que não
vem ao caso. O passo correto a ser tomado é acionar o serviço de atendimento
desta revista e exigir seu direito que voce pagou para obtê-lo. Caso voce não
tenha tido sucesso, procure os meios legais ou procure acionar outros membros
da revista. Voce pode, inclusive, mandar um E-Mail para eles, com copia pra
diretoria por exemplo. A não ser que voce tenha esgotado todas as formas de
obter a solução do seu problema perante o fornecedor do serviço, não lhe dá o
direito de já sair por aí execrando publicamente a revista ou chamando os caras
de ladrões, canalhas ou coisa similar.

Eu já tive dois problemas com a Devmedia. Não vou falar aqui pra voces que eles
são um exemplo de empresa a ser seguido porque não são. Vira e mexa tem
problema de assinante com eles. Se voce for olhar no historico da lista, eles
costumam ter problemas na maioria dos casos de atrazo da entrega da revista aos
assinantes. Porém todos os problemas que eles causaram aos assinantes, foi tudo
resolvido numa boa sem stress algum. Nunca ouvimos falar de um caso de cano
deles.

Uma vez tive um problema lá, em 2004 (Ainda não era Devmedia), eu assinei a
revista e de quebra comprei uma camisa. Passaram-se dois meses e nada de nada
chegar. Liguei pra lá, fui bem atendido e a pessoa, educadamente, me explicou
que a camisa tinha se esgotado e estavam aguardando uma nova remessa para me
enviar. Blz. Mais 45 dias se passaram e nada. Liguei de novo e a mesma
xoropada. Solução: Mandei um E-mail com copia pra Deus e todo mundo lá dentro
cobrando cade meu serviço que eu já havia pago e não recebido. Um dia depois me
ligaram para tentar resolver o problema. Me pediram mil desculpas, me alegaram
isto e aquilo. Resultado. Me deram ainda uma camisa do firebird, um CD de
rotinas de bagulhos pra usar com o Delphi e dois anos de assinatura adicional.
Chegou tudo lá em casa uma semana depois. E tô lá até hoje. Ou seja, deu
stress? Deu, mas não precisei sair da linha pra obter a solução ou vir pras
listas explodir os caras. Claro que se eu não tivesse meu problema resolvido e
tivesse mesmo tomado cano, eu não iria fazer propaganda pra eles, pelo
contrário. Mas eu fui até a ultima instância pra tentar resolver o problema.
The Club eu tinha problemas com o Suporte Técnico deles. Nada que eu perguntava
eles conseguiam resolver. Tava um saco esse troço. A BBS passava meses e meses
sem arquivos novos. Encerraram a BBS e passaram a disponibilizar tudo no Site.
Mesma coisa... Cancelei a assinatura. Me ligaram, me pediram, me ofereceram
isto e aquilo. Mas eu disse pra eles que o suporte deles não funcionava e por
isto pra mim aquilo lá não dava rock e nem samba. Saí fora. Ainda fiquei
recebendo a revista por 6 meses e tudo quanto é brinde que eles ofereciam pros
assinantes. Mas eu já tava assinando a ClubeDelphi e não ia gastar mais
dinheiro assinando duas revistas.

Agora tanto no caso da Devmedia como da ActiveDelphi, voce pode reparar o teor
das minhas mensagens que, em momento algum, eu tomei partido. Eu sempre opinei
pela conciliação do caso pelas vias diplomáticas. Voce denuncia e vamos esperar
o outro lado se manifestar. Se o outro lado não se manifestar, então é porque
realmente voce estava com a razão. Aí não sou eu quem vai engrossar a fila do
"deixa disso". Nos dois casos, como eu conheço pessoas dentro destas duas
revistas, eu até tomei a iniciativa de acioná-las para que as mesmas se
pronunciassem a respeito.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil