EmbarcaDelphi,

Sim, o Guinther recebe 500 e-mails, mas preciso mencionar uma coisa que
muita gente confunde. E falar quando se está fora é fácil, desculpem.
Existem áreas totalmente distintas dentro da edição de uma revista. Não sei,
claro, se todas funcionam da mesma forma, mas vejam.
Quando fui editor geral da ClubeDelphi e da WebMobile vi isso na prática.

As funções do editor técnico e/ou geral são:

* Capitar novos colaboradores;
* Cuidar da qualidade da edição no que diz respeito a ortografia, temas,
tamanho dos artigos e outras coisas;
* Coordenar prazos de autores e editores.

* Não é nossa função cuidar da entrega da revista em banca ou residência do
assinante; (Mas é nossa responsabilidade entregar no prazo para a editora, a
partir daí, ela coordena os prazos de entrega a assinantes. Que podem
ocorrer diversos problemas: a gráfica atrasar, os correios em greve, ou
qualquer outro problema).
* Não é nossa função cuidar das vídeo aulas do site;
* Não é nossa função coordenar nada relacionado ao portal;
* Não é nossa função prestar suporte a artigos de autores;

Ou seja, cuidamos apenas do conteúdo editorial da revista. Claro, quando um
artigo está incompleto, com problemas de entendimento ou qualquer outro
problema, barramos para que não seja publicado.

Quando um leitor não entende ou precisa de suporte num determinado artigo o
que fazemos? Procuramos dar o máximo de suporte possível para que o leitor
consiga entender corretamente o tema/exemplo, Isso porque TODOS os exemplos
são testados pela equipe editorial da revista. Quando, por algum motivo, a
dúvida é específica demais, então acionamos o autor e pedimos a ele que
responda ao leitor. Procuramos fazer o máximo para que o
leitor/assinante/cliente, como desejarem chamar, consiga 100% de clareza no
conteúdo.

Outra coisa importantíssima é que: não existe uma sala dentro do prédio da
DevMedia onde os editores ficam todos aglutinados fazendo a revista. A
maioria trabalha em uma empresa e presta o serviço para a editora.

Hoje trablaho em São Paulo atuando como gerente de desenvolvimento. Uso
parte do meu tempo e internet da empresa para responder a editores, autores,
leitores, e amigos que precisam de esclarecimentos.

O Guinther é professor de pós-graduação, ministra diversos treinamentos,
grava vídeo-aulas, escreve, coordena equipes, etc.

O que quero dizer com isso: nem o Guinther, nem qualquer outro editor está
lá para resolver todos os problemas com assinantes, etc. Para isso existe
uma equipe. Então não adianta passar mensagem para ele pedindo que resolva
problemas de entrega de revista (só exemplo), isso é com a equipe de
atendimento ao cliente.

Porém, sempre que ele, eu, ou os demais editores recebem reclamações, essas
são passadas para as áreas específicas na editora.
Por isso, volto a dizer: estou a toda disposição da comunidade. O que
estiver ao meu alcance, farei.

Antigamente eu dedicava quase 30% do meu tempo a comunidade voluntariamente.
Hoje consigo no máximo 10% e olhe lá.

Abs

--
Adriano Santos