Por que que o Delphi 2010 é bugado e pesado? e por que ele não é melhor que o
Delphi 7? Por que não atenderia?

O Delphi 7 é um produto muito antigo e já está descontinuado a mais de 6 anos e
não é mais comercializado.

Não existe nenhuma justificativa técnica em utilizar o Delphi 7 (seja ela
técnica ou financeira, principalmente para projetos novos) em detrimento do
Delphi 2010, até por que ele é completamente compatível, inclusive nada do seu
treinamento e conhecimento em Delphi seja qual for a versão se perde no Delphi
2010. Isso sem falar no material disponível e em todos os recursos disponíveis
nele. Somente em converter suas aplicações para Delphi 2010 já se obtém um
aumento de performance somente em compilação e execução de mais de 15%, se
estivermos falando do envolvimento de DBExpress e o gerenciados novo de
memória, pode-se chegar a mais de 100% e remoção de vários memory leaks.

O Delphi 2010 tem toda a compatibilidade com as versões anteriores do Delphi
que tornam a migração imediata e trazendo muitas melhorias em termos de
recursos, processamento, evolução na linguagem, melhorias na IDE, maior poder
de processamento e velocidade de desenvolvimento, compilação e execução. Além é
claro de todas as tecnologias mais recentes com total suporte para
desenvolvimento Web com Web 2.0 e AJAX tanto em Win32 quanto em .NET.
Desenvolvimento e consumo nativo de Web Services, tanto em .NET quanto em
Win32. Além é claro do framework mais completo e poderoso, nativo no Delphi
para o desenvolvimento multicamadas e com interoperabilidade transparente entre
Win32 e .NET, o DataSnap.
Sem falar nas novidades da linguagem, RTTI, suporte a Windows 7 e Gesturing, o
gestor de projetos e muitas outras coisas.

Segue alguns links que o ajudarão com mais informações técnicas sobre o produto.
Delphi 2010:
http://blogs.embarcadero.com/andreanolanusse/disponibilizada-a-apresentacao-de-lancamento-do-delphi-2010/
http://blogs.embarcadero.com/andreanolanusse/novo-driver-dbexpress-para-firebird-no-delphi-2010-e-cbuilder-2010/
http://etnaweb04.embarcadero.com/rad-studio-2010/
http://docs.embarcadero.com/products/rad_studio/
http://www.embarcadero.com/products/delphi/technical-resources
http://www.embarcadero.com/products/rad-studio/rad-studio-2010-reviewer-guide.pdf
http://etnaweb04.embarcadero.com/resources/technical_papers.php
http://www.embarcadero.com/products/delphi

Links Úteis
Site do produto:
http://www.embarcadero.com/products/delphi
http://www.embarcadero.com/products/rad-studio

Por que migrar do Delphi 7:
http://edn.embarcadero.com/br/article/39230

No Developers Network tem o maior e mais completo conteúdo Delphi do mundo e
completamente gratuito:
http://edn.embarcadero.com/br

Central de Recursos:
http://www.embarcadero.com/products/rad-studio/resource-center

Link de Vídeos (Português, Inglês e Espanhol):
http://edn.embarcadero.com/br/article/39777
http://edn.embarcadero.com/article/37460
http://cc.embarcadero.com/coderage
http://edn.embarcadero.com/article/39129