Prezado Sr. Andreano,
    a muito tempo acompanho as listas de discussões de delphi, nunca ví algo
parecido, porém preciso desenvolver uma solução para meu cliente, acredito que
vossa senhoria já tenha visto o post que coloquei a dias atrás, bom, deixa eu
relatar o caso:
    Vou dizer o que o sistema deve fazer. Ele deve identificar quando
determinadas músicas vão ao ar em alguma rádio e fazer uma contagem, gravar em
banco de dados dia e hora e o número daquela execução sequencial, além é claro
de manter a gravação contínua de todo áudio lido, resumidamente é isso. As
matrizes que são as partes do áudio que ele deve encontrar nas gravações serão
alteradas praticamente toda semana, por isso elas serão gravadas em wav, ou
mp3, ou em algum formato de áudio compatível(independente qual seja para que se
adeque ao programa) no hd. Resunidamente é isso que o programa precisa fazer.
    Olha, falando é simples, nada de mais, mas estive falando com técnicos de
rádio, técnicos em eletrônica, colegas e conhecidos aqui da cidade que
trabalham com programação e todos falaram que é possível sim, eu mesmo já ví
programas como o IBM VIA VOICE que entende tudo o que vc fala e converte em
texto escrito no Word, então a tecnologia existe, falta saber se tem como
imcorporar ela no delphi7 ou superior.
    A minha idéia seria a seguinte, criar dois programas, um para fazer a
gravação contínua e outro para tratar os arquivos gravadados no pc, ou seja,
fazer a comparação se naquele trecho de gravação  tem a parte que ele precisa
reconhecer.
    O programa de gravação tá feito já, não tem problema.
    O programa que vai tratar as gravações estava pensando em:
  a.. Primeiro : Converter o som em imagem, imagem de ondas senoidais, ou ondas
triangulares ou quadradas.
  b.. Segundo: Salvar essas imagens no hd
  c.. Terceiro: Por acreditar ser mais fácil comparar imagens do que sons,
comparar essas imagens dos sons com as imagens das matrizes
    Por isso que estou te escrevendo Ilustríssimo Sr. Andreano, pois considero
o Sr. como uma autoridade da programação, não sei se a idéia é a melhor, mas
foi a solução que pensei.
OBS: Por favor prezados leitores assíduos dessa grande ferramenta que é a lista
Delphi-Br, me dirigi primeiramente ao Sr. Andreano Lanusse como sendo um de
meus últimos recursos, pois pela dificuldade de encontrar literartura na
internet acredito ser um desafio para poucos, até eu já pensei em desistir da
idéia, mas o cliente já procurou três empresas pra desenvolverem a solução e
todos falaram que é impossível, mas persistente como sou estou tentando achar
uma solução pois acredito que há.

Por favor se alguém puder me dar uma luz, se conhecer algum componente que crie
essas ondas senoidais(estilo osciloscópio), independente se seja pagou ou não,
se conhecer algum programa pronto que faça algo parecido e me fornecer alguma
informação, enfim, qualquer ajuda que puder agradecerei muito.

Sem mais para o momento agradeço desde já por toda ajuda.

Atenciosamente,
Rafael Vivan.