Paulo,

Não sei se vai te ajudar muito no que vc quer, mas como estou no mesmo
barco que vc vou te dar uma dica de um sistema open source que tenho
usado como fonte de referência em alguns módulos do ERP que estou
tentando desenvolver. Trata-se do Processa ERP (http://processa.org/).
Vê se te ajuda.

--
[]’s.